7168352611203709 Running & Medals - Artigos - Meia Maratona de Lisboa

MEIA MARATONA DE LISBOA - RESCALDO

José Pedro Baptista

Autor do blog Correndo com Zátopek

Data de publicação: 04/12/2017

Inscrevi-me na 5.ª Meia Maratona dos Descobrimentos com grandes expectativas, avisado por amigos que ainda não tinham falhado uma edição para um percurso rápido e uma excelente organização... e não me desiludi. Não é das mais participadas, como a "meia" de Lisboa ou do Porto, mas entra na categoria logo abaixo e é um bom exemplo de uma prova muito agradável, em que não somos esmagados pelo anonimato mas nem por isso deixamos de ter "direito a tudo", como nas de maior dimensão. A localização da partida/meta é, a meu ver, ideal, com espaços amplos, jardins, o Mosteiro dos Jerónimos de um lado e o rio do outro. Respira-se à vontade!

Em relação à rapidez do percurso: qual Valência, Sevilha, Berlim, ou Chicago... Belém serve-nos bem! Quem quiser testar os efeitos do último plano de treinos, encontra um "ambiente (quase) controlado". O trajecto é practicamente plano à excepção da ligeira subida até ao Teatro Nacional D. Maria II (desvio sem o qual a corrida seria uma ida-e-volta à beira-mar, numa longa recta de oscilações imperceptíveis). É a partir do Cais do Sodré que surgem pequenos obstáculos: o piso empedrado junto ao Terreiro do Paço, o ponto de retorno logo a seguir e, finalmente, a incursão pelo Rossio (Rua da Prata a subir e Rua do Ouro a descer), com o piso calcetado a obrigar a uma maior concentração. A partir do momento em que se volta à Marginal, liga-se o piloto automático até à meta. Quem está focado em bater recordes pessoais, tem nesta meia maratona uma oportunidade de ouro; aqueles que privilegiam a animação e o apoio fervoroso do povo talvez não fiquem tão satisfeitos, pois ontem só alguns curiosos bateram umas palminhas misericordiosas, lá para os lados do Rossio, enquanto esperavam para atravessar a rua.

Ao contrário do famoso dilúvio da 4.ª edição, em 2017 o tempo esteve seco e a temperatura bastante baixa, com vento norte e algumas rajadas. Perante o dilema da roupagem, saiu a ganhar quem resistiu à tentação de se agasalhar demasiado, porque o sol aqueceu um pouco e, no retorno, quando o vento contra deixou de se fazer sentir, o impacto dessa acalmia fez ferver o sangue de quem vinha em esforço embora, objectivamente, não estivesse calor.

Quanto à organização, foi competente, como nos habituou a Xistarca. As camisolas (especialmente as dos 21.1 Km) são muito bonitas, o dorsal incluiu alfinetes (parece um detalhe óbvio, mas nem sempre eles lá estão), os brindes pré-prova – desodorizantes – úteis, os blocos de partida funcionaram bem, a água prometida aos 5, 10 e 15 Km não faltou, bem como o gel e a barra energética e, depois da meta, fruta, água, bebida isotónica à descrição e pacotes de leite de soja com fartura. Pela primeira vez, vi senhas numeradas para as massagens, uma óptima ideia para não ter que se estar tanto tempo à espera em fila. Os resultados foram publicados quase em tempo real e 5.000 € angariados para auxiliar os Bombeiros Voluntários da Pampilhosa da Serra.

Aspectos a melhorar? Na meia-hora que precedeu a partida da meia maratona, formou-se uma fila gigante para o bengaleiro que podia ter sido evitada se houvesse mais pessoas a recolher as mochilas. Também não gostei do estilo da medalha, uma placa de metal impressa, mas isso é uma questão de gosto. Nos abastecimentos, quatro em vez de três águas durante a corrida seria mais indicado; por outro lado, quando penso em mais 2.000 garrafas de plástico a voar para a berma da estrada, passa-me logo a sede e retiro a sugestão.

Em resumo, foi um dia magnífico para a prática da corrida, com um percurso recheado de pontos de interesse e "fácil" – da meia-dúzia de corredores com quem conversei, todos bateram os seus melhores tempos. Uma alegria!

(Finalmente, uma palavra de apreço aos muitos fotógrafos amadores que, ao frio, acompanharam este evento, disponibilizando milhares e milhares de fotografias.)

Mostrar Mais

©Running & Medals - Portugal 2016  |   Todos os direitos reservados.